"O COMBATE ENTRE O CARNAVAL E A QUARESMA" (1559)
Acredita-se que Pieter Bruegel, o Velho, tenha nascido em Breda, nos Países Baixos, entre 1525 e 1530. Morreu em Flandres, atual Bélgica, em setembro de 1569. Não foi artista compreendido por seus contemporâneos. Na verdade, só no século XX Bruegel foi seriamente estudado. Como não deixou cartas, nem registros do que pensava a respeito de Arte, sua vida é analisada por seus quadros e por sua descendência. Bruegel, o Velho, que até 1559 assinava como Brueghel, e não se sabe por qual motivo mudou seu nome, casou-se e teve dois filhos, Pieter Brueghel, o Jovem e Jan Brueghel, ambos também grandes pintores.
O Carnaval, com seu extravasamento, sempre foi o oposto da Quaresma, tempo de privações imposto pela religião católica; as máscaras surgiram como proteção para quem queria rir da hierarquia e da autoridade, liberar a palavra e o corpo.
Em 1559, nesse óleo sobre madeira, de 1m18 x 1m64, Bruegel, o Velho, mostra uma aldeia na época do fim das festas de Carnaval e início da Quaresma. Reparem num gordo cercado por personagens fantasiados e mascarados, montado num tonel como se fosse num cavalo: ele carrega um espeto com peças de carne assada, apetitosas. À sua frente, um homem esquelético oferece dois peixes. Ao fundo, à direita, estão os fiéis na porta da Igreja. Há bêbados, religiosos, freiras e donas de casa. E dançarinos e menestréis mascarados.
Bruegel, o Velho, não é artista para ser mencionado, assim, um dia apenas. A ele voltaremos com muito cuidado. Mas nesta semana é “O Combate entre o Carnaval e a Quaresma” que nos interessa.
Acervo Museu da História da Arte de Viena, Áustria.
Fonte: Blog do Noblat
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